26.7 C
Brasil
domingo, setembro 25, 2022

Endometriose: saiba sintomas da condição de saúde que afeta Anitta

Brasil

A cantora Anitta revelou em suas redes sociais, na quinta-feira (7/7), que foi diagnosticada com endometriose e precisará passar por cirurgia. A doença é causada pelo crescimento de tecido endometrial fora do útero, em locais como os intestinos, ovários, trompas de falópio e bexiga.

A condição resulta em sangramentos fora do período menstrual e dores ao urinar e ter relações sexuais. Também causa fortes cólicas menstruais e poder atrapalhar mulheres que desejam engravidar.

Em um alerta para suas seguidoras, Anitta afirmou que a doença é mais frequente do que se imagina: “Procurem mais de um médico, mais de uma opinião. Se um não resolver, vai para outro. Não é normal a gente viver com essa dor assim”, disse.

Segundo o Ministério da Saúde, a estimativa é que 8 milhões de brasileiras sofram com essa condição de saúde. A incidência costuma ser maior entre 25 e 35 anos e, em casos graves, uma cirurgia para retirada do útero, colo do útero, ovários ou tubas uterinas pode ser indicada.

Causas

As causas da doença ainda não estão totalmente claras, a principal hipótese é que a endometriose seja consequência de uma eliminação incorreta da menstruação. Os fragmentos do endométrio descamados, que deveriam ser eliminados no período menstrual vão para outros órgãos.

Sintomas

Os principais sintomas da endometriose são:

  • Dor intensa na região pélvica, especialmente no período menstrual;
  • Menstruação duradoura;
  • Dores durante o ato sexual;
  • Dores ao urinar ou defecar;
  • Prisão de ventre ou diarreia constante;
  • Dificuldade para engravidar.

Os sinais da doença podem perdurar por muito tempo, tornando o diagnóstico tardio, quando a condição já é grave e necessita de intervenção cirúrgica.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias