22 C
Brasil
terça-feira, dezembro 7, 2021

As transformações tecnológicas na construção civil – Josué Eraldo da Silva fala sobre

Brasil

Para Josué Eraldo da Silva, CEO de uma das maiores empresas do ramo de construção civil no Brasil, a Jacitara Holding, a Engenharia é um dos setores que mais são modificados ao longo dos anos, e isso deve-se principalmente às inovações tecnológicas que são responsáveis por moldar constantemente o segmento.

Uma das melhores vantagens está sobre a realidade aumentada, novos materiais como o bioconcreto, os drones, impressora 3D, aplicativos e por aí vai. Todas essas inovações contribuem diretamente na rotina do Engenheiro Civil. Isso porque elas são as responsáveis por ampliar a produtividade do profissional de modo simples.

Segundo Josué Eraldo da Silva, com o aumento de produtividade em alta, consequentemente o prazo final poderá ser entregue no prazo ou até mesmo com antecedência. Dessa forma, as tecnologias na construção civil já não são mais critérios para se destacar no mercado.

Esse é um aspecto importante a ser considerado. Para gerar resultados impecáveis, é preciso optar por inovações que auxiliam com os desdobramentos presentes em um canteiro de obras. Atualmente, quem não faz uso da tecnologia acaba perdendo espaço para concorrentes e não alcança os resultados esperados.

De acordo com Josué Eraldo da Silva, umas das tecnologias mais bem utilizadas, está sobre o uso de Drones. Com a evolução do setor construtivo, o uso de drones tornou-se essencial. Cada etapa construtiva é formada por detalhes únicos, que fazem toda a diferença para o sucesso da construtora.

Não é difícil entender a funcionalidade dos drones, eles são basicamente aeronaves de porte pequeno que são facilmente controladas. Eles conseguem captar imagens e expandir o campo de visão dos engenheiros. Com conteúdos de qualidade, a partir de diversos ângulos, a coleta de dados tornou-se muito mais estratégica.

Na construção de um telhado, por exemplo, é possível verificar os trabalhos e fazer vistorias sem que seja necessário enviar um funcionário. Isso quer dizer que os custos são reduzidos e o tempo de trabalho também. Com isso, o canteiro se torna mais seguro, pois é possível fazer o monitoramento de tudo o que acontece em seu interior em colocar pessoas em risco.

Já a realidade aumentada é uma das tecnologias na construção civil que pode ser a solução para fechar negócios mais facilmente, isso porque a metodologia consiste em uma superposição de imagens para criar a sensação de que objetos virtuais estão presentes na obra. Sendo assim, a realidade aumentada permite que você compare os elementos executados na obra com os projetos e verifique as suas dimensões, com uma visão 3D e realista.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias